Adminixtração e mercado de trabalho
560 palavras
3 páginas
O Mercado de trabalho do administrador Administração é a graduação mais popular do Brasil. O curso coloca no mercado 120 mil profissionais por ano, e possui atualmente cerca de 800 mil estudantes no total, segundos dados do MEC. O curso proporciona a seu bacharel uma grande diversidade de opções de trabalho, podendo este atuar em empresas de qualquer área de atuação, de diferentes portes e ainda na condição de empresário, empregado ou consultor. O fato do curso ser generalista dá ao profissional uma excelente visão de negócios, como nenhum outro curso. Desde que tenha se dedicado a sua graduação, o profissional terá conhecimentos da área de marketing, finanças, gestão de pessoas, produção, TI, logística, entre diversas outras áreas. É só reparar a grade do curso: é totalmente generalista, passando por diversas áreas de conhecimentos bastante distintas entre si. É ainda o melhor curso para torna-se empresário, pois proporciona, em termos de conhecimentos teóricos, a formação necessária para se iniciar e gerir uma pequena empresa.
Bem olhando assim deveria ser uma área de fácil atuação. Mas não é. O curso não se aprofunda muito em nenhuma área. Até aí não existe um problema, visto que o mercado hoje exige pós-graduação, geralmente uma especialização em determinada área. Porém, no caso do administrador, mesmo o especialista enfrenta a concorrência em todas as suas áreas de atuação. Na área de RH concorre com psicólogos, na área de finanças com economistas e contadores, na área de produção com engenheiros, e etc. Para uma carreira bem sucedida, faz-se necessário mais do que uma pós-graduação ou um bom planejamento.
É necessário pensar e agir diferente. Falar em ser inovador é algo básico. Afinal o mercado de trabalho está mudando muito rapidamente. É necessário se adaptar a realidade do século XXI e se antecipar as mudanças que estão por vir. E isso deveria vir acompanhado de mudanças na sua formação. Na graduação só se ouve sobre S.A. e o foco está todo em