Administração
Café
Série Potenciais Concorrentes do Café Brasileiro Uganda
Nº. 1 20/maio/2013
www.icafebr.com
www.icafebr.com
Série – Potenciais Concorrentes do Café Brasileiro
Uganda
Um país de aproximadamente 24 milhões de habitantes situado na região dos grandes lagos africanos, sem acesso ao mar. A base de sua economia é a agricultura, sendo o café seu principal gerador de receita. As áreas médias de exploração agrícola ficam entre 0,5 e 2,5 hectares. O café é cultivado de forma consorciada com culturas alimentares como banana e feijão para garantir a segurança alimentar das famílias. Também é cultivado entre árvores, que resulta na produção de café sustentável (social, econômico e meio ambiente), com pequeno uso de agroquímicos (fertilizantes, pesticidas e fungicidas).
Pontos Fortes Proximidade do Mercado Europeu Parceria com investidores e governo Holandês Boa aceitação dos cafés ugandenses pelos europeus Dependência do café para a geração de receita externa (20 a 30%) Geração de empregos (3,5 milhões de pessoas)
Pontos Fracos Idade das plantas de café (> 50 anos) Produtividade baixa (aproximadamente 9 sacas/ha) Grande incidência da murcha do Café (CWD) Insumos historicamente caros Baixo consumo interno
AÇÕES 1) Novos plantios (expectativa de 20 milhões de plantas/ano). 2) Preocupação com assistência técnica. 3) Investimentos para melhoria da qualidade Cursos de R-Graders (UCDA). 4) 10ª Conferência de cafés finos da África – reuniu compradores do mundo inteiro (divulgação dos cafés). Principais discussões: industrialização, produção e sustentabilidade, mercado consumidor, mulheres do café, e pesquisa e tecnologia do café.
Bureau de Inteligência Competitiva do Café
Página | 2
www.icafebr.com
Série – Potenciais Concorrentes do Café Brasileiro
CONSIDERAÇÕES: As exportações de robusta cresceram 26,52% da safra 2011/12 para a 2012/13, enquanto as de arábica caíram em 9,84%.