Administração
RESUMO:
As fontes de biocombustíveis derivados de culturas terrestres, tais como, soja e colza, tem pressionado cada dia mais o mercado de alimentos, contribuindo também para a escassez de água potável e para a destruição das florestas do mundo. Neste sentido as microalgas apresentam, grande potencial em substituição a essa fontes, no que tange a produção de biodiesel, e várias vantagens em relação aos vegetais superiores, como por exemplo, maior sequestro de CO2 e maior rendimento de óleo por área cultivada. Estes produtos podem ser transformados em biocombustíveis e co-produtos valiosos. Desta forma este trabalho tem como objetivo principal investigar a viabilidade econômica de produzir biodiesel a partir de microalgas. Entretanto há diversos fatores a serem analisados quanto aos recursos disponíveis na produção deste biodiesel, dentre eles destacamos: produção de matéria-prima, estrutura de cadeia produtiva, estudo de viabilidade econômica, espécie mais produtiva, custos envolvidos na produção, produção por acre e alternativas de produção.
O trabalho vai procurar analisar a viabilidade econômica da produção, identificando seus pontos positivos e seus gargalos. Na produção de matéria-prima será analisada a sustentabilidade da produção de algas para biodiesel através do processo de integração vertical de pequenos agricultores familiares (residentes na Região Metropolitana de Curitiba), onde a viabilidade da produção de algas será comparada com os resultados obtidos pelos agricultores perante outras culturas, principalmente a fumicultura, onde serão analisadas as seguintes variáveis: aceitação de produtores, receita bruta, impacto ambiental, logística de produção e transporte.
Também será analisado os resultados das pesquisas realizadas no Departamento de Biotecnologia da UFPR com o objetivo de identificar o nível tecnológico existente e quais os principais déficits tecnológicos para o cultivo