Administração
SOBRE O LUCRO (-) Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro
= LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES (-) Debêntures, Empregados, Participações de Administradores, Partes Beneficiárias, Fundos de Assistência e Previdência para Empregados (=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO
Receita
A receita corresponde, em geral, a venda de mercadoria ou prestação de serviços. Ela é refletida no balanço através da entrada de dinheiro no caixa (Receita a Vista) ou entrada em forma de direitos a receber (Receita a Prazo) duplicata a receber.
A receita sempre aumenta o ativo embora nem todo aumento de ativo signifique Receita (empréstimo bancário, financiamento etc. aumentam o Caixa-Ativo da empresa, mas não são receitas).
Toda vez que entrar dinheiro no caixa através de receita a vista, recebimento etc.; essa operação se Lucro Bruto
Trata-se do primeiro indicador de desempenho nas atividades operacionais da empresa
Receita Bruta, Deduções, Recita Liquida, Custo das Vendas, Lucro. Lucro Bruto é a diferença entre a venda de mercadoria e o custo dessa mercadoria vendida, sem considerar despesas administrativas, de venda e financeiras. Para uma empresa prestadora de serviços o raciocínio é o mesmo: Lucro Bruto é a diferença entre a receita e o custo do serviço prestado sem considerar aquela despesa acima referida.
Resumido, subtrai-se da receita o custo da mercadoria ou do produto, ou o do serviço para ser colocada a disposição do consumidor, não considerado as despesas administrativa, financeiras e de vendas. O Lucro Bruto, após cobrir o custo da fabricação do produto (ou o custo de mercadoria adquirida para revenda, ou custo