Administração
Dança Clássica e Moderna
Álbum Seriado
Educandário:
Professora:
Aluna:
Serie:
Turma:
Dança Clássica
O primeiro ballet que se tem notícias foi o “Ballet Comique de la Reyne” que estreou no ano de 1581 em Paris, nas comemorações das bodas do Duque de Joyeuse, este espectáculo é a primeira tentativa que se conhece de promover a dança verdadeiramente coreográfica.
A dança clássica que hoje conhecemos é a reminiscência da atualização e mudanças que sofreram o mundo da dança em toda a sua existência.
A dança clássica como uma escola académica foi criada em França no Reinado de Luis VI, quando no ano de 1661 foi criada a “Academie Nationale de Dance et de Musique” (Academia Nacional de Dança e Música).
No século XVII transforma-se em Academia Nacional da França e passa a ser precursora dos princípios genéricos da dança clássica.
Os seus princípios muito rígidos são a comprovação de sua eficácia pedagógica, funcional e estética, pois norteam a dança até aos dias de hoje.
Esta academia foi o berço da maioria das concepções dos espetáculos de ballet que conhecemos, pois, a ela pertenceram os mais célebres bailarinos, mestres e coreógrafos, tais como: Beuchamps, Feuillet, Dupré, Lulli, Rameau, Ballon (Jean Ballon, emprestou o seu sobrenome para que os bailarinos explicassem o tipo de elasticidade e amplitude de execução que um grande dançarino apresentou num passo ou sequência coreográfica).
Dança Moderna
HISTÓRIA DA DANÇA MODERNA NO BRASIL
A dança moderna no Brasil chegou no ano de 1932, com Ruth Rachou, que especializou-se na técnica de Martha Graham e também na ginástica de Pilates. Para ela, o pensamento tem que ser um exercício diário para o bailarino. Seu maior objetivo era difundir a técnica de Martha Graham no Brasil.
Porém o palco não aprecia esse novo modo de dançar, já que estavam muito fixados no ballet clássico.
Foi em meados de 1970 é que esse estilo se incorpora em alguns