Administração
O modelo de 5 forças de Michael Porter trata de ferramenta que auxilia para obtenção de vantagens competitivas dentro de um dado mercado tanto interno como externo . Permitindo assim um melhor entendimento do foco da organização. E usada até hoje na análizes de mercados , tanto para determinar uma atratividade ( valor) do mercado , como utilizada também para obter informações para ter um bom desempenho no seu planejamento estratégico para a ação tendo em vista os pontos fracos e fortes , tendo assim uma visão dos setores e aréas que as mudanças estratégicas talvez proporcione maior retorno e identifique as tendencias em relação a oportunidade e ameaças na empresa, para a produção do ben ou serviço.
As forças que influenciam as estratégias do negócio são :
* As ameaças de novos entrantes * O poder de negociação dos fornecedores * O poder de negociação dos compradores * As ameaças de serviços substitutos * A rivalidade entre as empresas existentes
O conjunto dessas forças determina o potencial de desempenho sendo assim o modelo de Porter permite identificar os elementos da estrutura de um dado setor e determinar a importância de cada um deles nesse contexto. Desta forma, é possível compreender a complexidade e os fatores críticos dos concorrentes internos e externos que ameaçam o desempenho e desenvolver estratégias para neutralizá-los.
1. Ameaças de Novos Entrantes .
Nesta força destinace ao grau de competitividade do mercado até que ponto as empresas no mesmo concorrer por clientes . enfretando ameaças da posibilidade e viabilidade da entrada de competidores ( concorrêntes) no mercado. Para Porter os novos entrantes em um setor trazem novas capacidades, o desejo de ganhar participações no mercado e, em geral, recursos substanciais.
Exemplos:
Custos de transição
Diferenciação dos produtos
A existência de barreiras de entrada (patentes, direitos, etc)