Administração
ÁREA TEMÁTICA
Surgimento constante de pequenas e micro empresas, onde há grande aumento na concorrência de mercado. 1. TÍTULO DA PESQUISA
A competitividade entre micro e pequenas empresas no ramo alimentício no Distrito Federal.
1. 1. RELEVÂNCIA DO ESTUDO
As microempresas são a grande força da economia brasileira. Segundo um estudo feito pelo SEBRAE junto a Receita federal no ano de 2002, o Brasil já tem seis milhões de micro e pequenas empresas, sendo que assim o Brasil fica no topo dos países empreendedores do mundo. Essas empresas de pequeno porte correspondem a 97% de todas as empresas do país, e as de médio e grande porte ficam com apenas 3%.
Segundo a lei complementar n° 123, de 14 de Dezembro de 2006, as microempresas devem possuir um faturamento bruto anual de ate R$ 360 mil anuais, sendo que dessa faixa até R$ 3,6 milhões a empresa passa a ser empresa de pequeno porte com um faturamento maior do que esse a empresa passa a ser empresa de grande porte.
Empresas que surgem constantemente e que possuem papel fundamental na economia do país, assim são as microempresas. Em ações na bolsa de valores as empresas de pequeno porte possuem maior possibilidade de retorno, porém risco maior, sendo assim muitas pessoas na hora de investir assume o risco a aplicam o dinheiro em um investimento que possui maior possibilidade de retorno.
Sempre há a necessidade de adaptação no mercado. Nem sempre as empresas que surgem conseguem se manter no mercado, muitas das micro empresas que surgem caem em erros como má administração, planejamento equivocado ou até falta de conhecimento na área investida.
Milhões de empregos e faturamento. Segundo o SEBRAE as empresas de pequeno porte são responsáveis por 52% dos empregos em área urbana e 20% da movimentação do PIB. Hoje em dia é notória a necessidade da população em se ter um emprego. O mercado exige mais e a briga por espaço das empresas faz com que os funcionários se