Administração
DISCIPLINA: Administração da Produção I
EQUIPE: Patrícia Gêmily Grenfell de Oliveira - Matrícula: 352751 Marcelo Ribeiro Bezerra - Matrícula: Raimundo Mário da Silva Pinheiro - Matrícula: 0284641 Felipe Carneiro de Freitas – Matricula: 0310229
ASSUNTO: Introdução e Evolução Histórica da Gestão de Produção e Operações
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
CAPITULO 1 – INTRODUÇÃO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES.
1. QUESTÃO
Por que consideramos que a gestão de operações, da forma como a vemos hoje, começou sua grande evolução com a Primeira Revolução Industrial? Isso quer dizer que antes desse período não havia operações que requeriam gesta?
2. QUESTÃO
Discuta o papel das “crises” pelas quais países e empresas passam (como as guerras, por exemplo) na evolução da gestão de operações.
RESPOSTA
A crise sempre foi necessária para o desenvolvimento humano, e na gestão de operações não seria diferente.
Na década de 30 com o crash da bolsa, desencadeou uma grande crise econômica trazendo turbulências as indústrias norte-americanas, a produção diminuiu e os esforços foram direcionados para redução de custos nos processos produtivos, além disso, a demanda caiu bastante e muitos fabricantes não conseguiram vender sua produção total. Desta forma, o cliente passou a ser mais valorizado, ganhando importância aspectos como qualidade e design dos produtos produzidos.
Com o início da Segunda Grande Guerra, as empresas manufatureiras focavam seus esforços no apoio de seus países envolvidos na guerra. Diversas áreas como: logística, o controle de qualidade, métodos de produção mais eficientes, planejamento, programação e controle de produção se beneficiaram com seu desenvolvimento.
Com o fim da segunda Guerra os países mais atingidos formularam estratégias mais eficazes e eficientes para desenvolver atividades mais produtivas em menos tempo, utilizando de técnicas bélicas