Administração
SERVA DA BÍBLIA
Autor: Osvarela
João 14.23: Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
Salmos 119.41-50.
Exórdio:
Serva - O termo “serva”, no hebraico, denota uma serva pessoal, da esposa, não uma escrava qualquer.
“Eu sou a serva [em grego, escrava] do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1:35, 37, 38).
Usando o exemplo de Maria, mãe de Jesus, vemos que, ela sempre soube reconhecer o que era: serva: “Eu sou a serva [em grego, escrava] do Senhor”.
Quando o Anjo Gabriel a informou que milagrosamente conceberia um filho por intervenção do Espírito Santo e que “o ente santo que de ti há nascer, será chamado Filho de Deus... Pois para Deus nada é impossível”.
É uma palavra que se utiliza para designar escravidão ou a servidão propriamente ditas.
Mas ainda que a palavra se aplique principalmente ao tipo de relação que se estabelece entre uma pessoa e outra, como na sobredita declaração de Maria à qual ela se refere como serva, em todo o caso aplica-se a uma atitude de sujeição e submissão da parte dela.
Desta forma, as palavras de Maria claramente dão a entender que ela humildemente se submetia à vontade de Deus.
Outra vertente:
Romanos 16:1-2. "Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo".
Febe era uma senhora, membro da igreja em Cencréia e Paulo a chama aqui de serva, que é traduzida da palavra grega "diakonos". Paulo chama Febe de serva, da igreja em Cencréia, nestes versículos.
É a mesma palavra traduzida como diácono em Filipenses 1:1. A palavra diácono significa servo.
A serva que ajuda, ou que auxilia a uma necessidade:
Doula - No idioma grego serva é doúle, que significa escrava, pela força ou por vontade própria, sendo este o caso