Administração
A pesquisa que originou o estudo. Marcaram as mais significativas mudanças no cenário de atuação das empresas de planos e seguros de saúde do país
A prática e a teoria, nos diversos capôs da administração, modificam-se constantemente, enquanto alguns princípios permanecem, a despeito do tempo. Para apresentarmos um panorama tanto das técnicas e dos conceitos mais recentes, quanto dos clássicos, foi realizado uma pesquisa na empresa. Unimed, com os principais objetivos da Teoria geral da administração.
Sobre a Unimed
A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 360 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 18 milhões de clientes em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 109 mil médicos, 3.097 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecido. Além de deter 38% do mercado nacional de planos de saúde.
Teoria da Administração.
Na empresa que foi realizado a pesquisa de campo, identificamos e relatamos com base na teoria da administração. O Sistema de Gestão Integrada na Unimed compõe questões relacionadas aos propósitos e compromissos assumidos com as partes interessadas. É documentada e mantida por toda a equipe interna. Sua aprovação é realizada pela alta direção.
O desenho e a dinâmica organizacional favorecem o alto grau de descentralização e autonomia a subordinação de todos os componentes do complexo ao comando da cooperativa de trabalho médico e a ocorrência de disputas internas e conflitos entre os interesses individuais e os da organização. Além de caracterizar uma organização profissional na concepção da UNIMED é