Administração
O que são Juros compostos:
Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Juros compostos fazem parte de disciplinas e conceito de matemática financeira, e esses juros são representados através de um percentual.
A fórmula de juros compostos pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, e o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia.
O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal. Juros compostos são muito usados no comércio, como em bancos. Os juros compostos são utilizados na remuneração das cadernetas de poupança, e é conhecido como “juro sobre juro”.
Os juros compostos em disciplinas de matemática financeira, geralmente são calculados e aprendidos com a utilização da calculadora HP 12C, mas também é possível resolver seus cálculos e a fórmula no Excel.
Juro é um conceito que deriva do latim e que significa “importar/interessar”. Na sua acepção económica ou financeira, refere-se ao ganho, ao valor, ao proveito ou à utilidade de algo. Da mesma forma, trata-se do lucro que se obtém através do capital investido.
Na prática, o juro é usado sob a forma de índice expressado em percentagem. Este índice permite fazer uma estimativa do custo de um crédito (“Concederam-me um crédito hipotecário com uma taxa de juro anual fixo de 20%) ou ter uma ideia de quanto irá render uma poupança (A minha conta de depósito a prazo rende juros na ordem de 0,25% mensais).
Por conseguinte, o juro indica quanto