Administração
1. DEFINA O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO
Trabalhar como freelancer bem poderia ser sinónimo de liberdade. A meu ver, este é o ponto que me motiva mais a trabalhar por conta própria. Engane-se quem pensa que ter horário livre significa poder passar a manhã na cama e ficar o resto do dia sem fazer nada. Definir o seu próprio tempo de trabalho significa trabalhar às horas que quer o tempo que quiser. Não precisa de cumprir aquele tempo das nove as seis no escritório ou correr o risco de passar aquele final de semana do seu aniversário a trabalhar. Terá que fazer pelo seu negócio, disso não tenha dúvidas, mas nesse caso você é que decide quando e como o deve fazer.
2. GANHE 100% DAQUILO QUE O SEU NEGÓCIO LUCRAR
Já alguma vez tentou saber quanto gera para a sua empresa e com quanto você fica no final do mês? Se ainda não o fez aconselho que não o faça, pois poderá ficar extremamente desmotivado. É frustrante ver que por vezes apenas recebemos 5 a 10 por cento daquilo que geramos para a empresa. Quando você trabalha como freelancer, tudo o que gerar fica para si. É óbvio que assume o risco se o negócio correr mal, terá que investir, etc. Mas aí terá que fazer opções. Prefere trabalhar a vida toda para receber apenas uma pequena parte daquilo que produz ou ficar com a totalidade dos lucros, mesmo correndo algum risco?
3. TRABALHE ONDE QUISER
Imagine o dia de um trabalhador num escritório: acorda, toma o café da manhã, pega no carro e vai para o escritório. E ali passa grande parte do seu dia, fechado numa sala com alguns metros quadrados, esperando por alguns dias de férias para poder passar algum tempo ao ar livre. A menos que opte por ter um estabelecimento fixo, trabalhar como freelancer significa poder definir o local onde quer produzir os seus produtos ou realizar os