Administração
A administração é responsável pelo sucesso ou fracasso de um negócio. Sua necessidade surge em qualquer lugar, principalmente onde haja um grupo de indivíduos com objetivos claros e definidos e que pretenda obter certeza de que os problemas que poderão surgir serão minimizados ou até mesmo evitados. Inclusive em uma sala de aulas, onde o curso que pretendemos concluir seja o Técnico em Segurança do Trabalho.
Assim, a administração é um sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princípios, normas e funções. Este tem o objetivo de alavancar harmoniosamente o processo de planejamento de situações futuras desejadas e seu posterior controle de eficiência e produtividade, bem como a organização e direção dos recursos empresariais para os resultados esperados, com a minimização de conflitos interpessoais. A tarefa da administração é a de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas e dos recursos disponíveis de maneira eficaz e eficiente.
1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TATICO E OPERACIONAL DE UMA EMPRESA (MISSÃO, VISÃO, OBJETIVOS E METAS)
Planejamento é a função administrativa que define objetivo e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente. Planejar significa olhar para frente, visualiza o futuro.
Tipos de planejamento:
Estratégico é a razão, a missão, os valores da empresa. Seu horizonte de tempo é de longo prazo (3 a 5 anos).
Aborda a organização como um todo. Refere-se ao processo de definir a missão ou negocio e os objetivos da organização.
Traça um plano daqui a 4 anos, onde toda empresa trabalhe junto.
Tático é mais detalhado, seu horizonte de tempo é o médio prazo (1 ano).
Envolve uma determinada unidade organizacional: uma divisão ou departamento. Cada departamento cria um plano para alcançar um objetivo global, com razão da estratégica da empresa.
Operacional é a forma de realizar as atividades rotineiras, seu horizonte de tempo é o curto prazo (menos