Administração
Dissertar é o mesmo que explanar sobre um determinado assunto. O texto dissertativo está comprometido com a transmissão de conhecimentos.
É comum as faculdades solicitarem temas polêmicos, que pressupõem a defesa de um ponto de vista e que, às vezes, apresentem soluções.
Em todos os momentos da estrutura que a conforma, a DISSERTAÇÃO, portanto, caracteriza-se por declarações e justificativas com funções diferentes:
INTRODUÇÃO
É onde você apresenta o tema e especifica em que partes pretende dividir sua argumentação.
DESENVOLVIMENTO
Parágrafos em que você apresenta os argumentos que selecionou, discutindo-os e analisando-os de forma clara.
CONCLUSÃO
É o momento em que você reorganiza, para o leitor, a linha de pensamento que o trabalho desenvolveu, ratificando o ponto de vista sobre o tema.
O ARGUMENTO
Para argumentar é necessário explicar as causas e consequências do problema, posicionando-se criticamente e defendendo essa posição com argumentos plausíveis.
Os argumentos podem ser fundamentados em valores reconhecidos pela maioria das pessoas e podem ser baseados em citações, em fatos (dados estatísticos, pesquisas, exemplos reais) que compõem uma tese.
A GRAMÁTICA
Escrever bem exige um trabalho contínuo com as regras gramaticais. Deve-se ter cuidado com os aspectos gráficos, como letra ilegível, rasuras, problemas de ortografia e de acentuação, períodos longos e uso inadequado de conectivos.
Lembre-se de que escrever bem não é escrever difícil; utilize sempre a norma culta, a linguagem padrão da língua portuguesa, a forma impessoal (evite “nossa” empresa...prefira “a empresa”...).
É necessário ter clareza e coerência de idéias.
Fonte: Caderno Vestibular do jornal Zero Hora, de 21 Março