Administração
Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Gestão
Curso de Administração
------
O VALOR DO AMANHÃ
Empreendedorismo
ITAJAÍ
2013
Essa resenha refere-se a uma vídeo palestra, assistida em sala de aula dirigida pelo Professor Alexandre de Sá Oliveira, no dia 27/03/13 as 20h00min.
A palestra é ministrada pelo economista brasileiro Eduardo Giannetti da Fonseca formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ambas da Universidade de São Paulo. Doutorado em economia pela Universidade de Cambridge além de ser autor de diversos livros e artigos, e ganhador dois prêmios Jabuti.
O assunto nos mostrou como a vida dos brasileiros é afetada pela falta de planejamento, parte-se de uma idéia inicial de que todos somos um economista intuitivo. Só que pode estar alocando recursos em lugar errado.
Temos a escolha de viver o dia e simplesmente não se preocupar com o amanhã ou viver cada dia pensando no amanhã. Abrir mão de algo no presente pensando no futuro ou usar todo o disponível no presente da melhor forma possível. Viver agora e pagar depois ou pagar agora e viver depois?
Ele informa que a idéia de juros está presente em diversos processos naturais. A formação de gordura é um exemplo. Nosso corpo armazena calorias em excesso para consumo futuro, funcionando como uma espécie de “poupança” precaucionária. O envelhecimento é outro exemplo, nossos genes estão programados para dar seu melhor durante a juventude, ainda que isso implique custos futuros.
A conta é descontada na velhice, com a decadência do corpo. “A plenitude do corpo jovem se constrói às custas da tibieza do corpo velho”, resume Giannetti. Viver agora, pagar depois.
O autor deixa claro que o fenômeno dos juros é inerente a toda e qualquer forma de troca em diferentes períodos no tempo, representando o prêmio da espera para o lado credor, ou o preço da