Administração
A capacidade de uma empresa e seu processo produtivo pode também ser mensurada através da capacidade de estoque, sendo possível através da analise de estoque, descobrindo desta forma se está ocorrendo lucro ou prejuízo. Também é de extrema importância ressaltar que esta analise executada corretamente, proporciona uma gerencia correta na tomadas de decisões.
Portanto em um primeiro momento a gestão de estoque visa manter os recursos ociosos em constante equilíbrio em relação ao nível econômico da empresa, mantendo sempre disponível estes itens para a geração de lucros e serviços.
Atualmente percebeu-se que recursos parados por grandes períodos, sem necessidade, sugam das organizações um alto grau de investimento. Portanto as empresas passaram a estudar melhor seus estoques levando como objetivo a diminuição dos investimentos em itens sem rotatividade. Acredita-se que o maior desafio dos administradores de materiais e recursos patrimoniais da atualidade seja a melhor utilização dos recursos em suas cadeias produtivas.
Administrar estoques é uma arte resultante de técnicas que devem ser utilizadas pelos gestores a fim proporcionar alternativas que possibilitem diminuir a necessidade em disponibilizar altos valores em recursos financeiros na compra e no armazenamento de materiais sem certa necessidade de aquisição.
Para este problema tão atual, a saída usada por muitas empresas em suas análises, foi a utilização de um estudo