Administração
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 4
2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES 4
2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO,SEGUNDO RESOLUÇÃO DA OIT..5
2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 4
2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 4
2.7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS 4
3 CONCLUSÃO 5 INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE
Juan Somavia, esse é o nome do Diretor-geral da OIT, o qual lançou, em 1999, o conceito de trabalho decente, que tem como significado dar igualdade, segurança e dignidade humana a todo e a qualquer tipo de trabalhador, idependende de valores,raça ou crenças, garantindo a estes, uma vida digna.
2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE
• Prioridade 1: Gerar Mais e Melhores Empregos, com Igualdade de Oportunidades e de Tratamento. • Prioridade 2: Por fim ao Trabalho Escravo e Eliminar o Trabalho Infantil, em especial em suas piores formas. • Prioridade 3: Fortalecer os Atores Tripartites e o Diálogo Social como um instrumento de governabilidade democrática.
3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES
Em junho de 2003 o tema “Trabalho Decente”, passou a ser um compromisso assumido pelo governo brasileiro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, assinaram um documento que previa uma Agenda Nacional do Trabalho Decente (ANTD).
Após 2003, a taxa desemprego declinou, passando de 9,9% em 2003, para 8,3% em 2007. Paralelo a isso, registrou-se um crescimento do emprego formal e consequentemente, uma queda na informalidade.
Em relação ao trabalho infantil, esse, sem dúvidas diminuiu. Pesquisas feitas