Cloud computing
CAMPUS JACAREPAGUÁ
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS
CLOUD COMPUTING
MAURICIO CURTY
BERNARDO FERREIRA
422 – Engenharia de requisitos
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS
O CONCEITO
O conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O OBJETIVO E OS BENEFÍCIOS
O modelo de computação em nuvem foi desenvolvido com o objetivo de fornecer serviços de fácil acesso, baixo custo e com garantias de disponibilidade e escalabilidade.
Este modelo visa fornecer, basicamente, três benefícios. * O primeiro benefício é reduzir o custo na aquisição e composição de toda infra-estrutura requerida para atender as necessidades das empresas, podendo essa infra-estrutura ser composta sob demanda e com recursos heterogêneos e de menor custo. * O segundo é a flexibilidade que esse modelo oferece no que diz respeito à adição e substituição de recursos computacionais, podendo escalar tanto em nível de recursos de hardware quanto software para atender as necessidades das empresas e usuários. * O último benefício é prover uma abstração e facilidade de acesso aos usuários destes serviços. Neste sentido, os usuários dos serviços não precisam conhecer aspectos de localização física e de entrega dos resultados destes serviços.
A TIPOLOGIA
Atualmente, a Cloud Computing é dividida em seis tipos: * IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço - quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade. * PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço - utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure). * DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço - as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud