Administração
Diz que negociação é um processo, em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explicitas com o objetivo de alcançarem o acordo.
A negociação a principio se dá pela necessidade de uma das partes resolver um determinado problema, ou solucionar um conflito, por consequência a negociação só ha necessariamente com duas ou mais partes envolvidas, no entanto no processo de negociação, para que haja acordo, uma de ambas deve ceder, para que haja ideias em comum e propostas explicitamente claras e as vezes dosadas para que o acordo seja devidamente firmado.
http://www.aedb.br/seget/artigos05/299_ARTIGO%20NEGOCIACAO.pdf
L . A Costa Curta Junqueira
Define negociação como a busca de aceitação de ideias, propostas ou interesses, buscando o melhor resultado possível, de modo que as partes envolvidas tenham consciência que foram ouvidas, tiveram a oportunidade de apresentar suas argumentações e que o produto final seja a soma de contribuições individuais.
Os processos de negociações destacam dois tipos de habilidades [habilidades técnicas e interpessoais]
Os conceitos técnicos são os processos e macetes da negociação, a etapa de condução do negocio.
O conceito interpessoal das negociações é o estilo de cada negociador, suas forcas, fraquezas, necessidades e motivações. Atualmente, os conceitos técnicos tem merecido mais atenção.
Um terceiro conceito, é o conhecimento do negocio que é extremamente especifico de cada negociação, trata-se do conhecimento mínimo do assunto objeto da negociação, fundamental até para se saber se a negociação foi boa ou não.
http://www.institutomvc.com.br/costacurta/artla04_comun_negoc.htm
Emilio Pericles Araujo Brito
Neste artigo Emilio tenta demonstrar os tipos mais utilizados incluindo os modelos mais inovadores que favoreçam com facilidade de acessibilidade e comodidade para ambas as partes que estão