Administração
Prof. Dalva Santana www.dalvasantana.com 2009/02
E-mail: profdalva@terra.com.br
Capítulo 1 - AS ORGANIZAÇÕES
As organizações são instituições que compõem a sociedade moderna. Elas podem ser: organizações lucrativas (as empresas) ou organizações não lucrativas (exército, igreja, os serviços públicos, as entidades filantrópicas, etc).
A nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. O homem moderno passa a maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar o seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc.
Algumas Organizações são formais, como o Exército e grandes corporações. São estruturadas de modo formal. Outra como um time de futebol da vizinhança tem uma estrutura mais informal (STONER, 1999).
Importância das Organizações: ➢ As organizações servem a sociedade: permite que vivamos juntos e de modo civilizado. ➢ As organizações realizam objetivos: Através das organizações os objetivos são mais fáceis e mais rápidos de serem alcançados, do que por uma única pessoa. ➢ As organizações preservam o conhecimento: Por meio do registro das realizações passadas, guardam e protegem a maior parte do conhecimento que nossa civilização registrou. Ex.: universidades, museus, etc. ➢ As organizações proporcionam carreiras: Fonte de sobrevivência, de satisfação e realização pessoal.
Qualquer organização é composta de: duas ou mais pessoas, que interagem entre si, através de relações recíprocas, para atingir objetivos comuns.
As Empresas
• Uma das invenções mais complexa e maravilhosa. • Cada empresa constitui uma criação particular, pois tem as suas próprias características, seus recursos, seus objetivos, etc. • As empresas não são autônomas nem auto-suficientes. Elas precisam ser