Administração
2.3.2. Funções do Controller
A estruturas das empresas de uma maneira geral não estão acostumadas com esta função; algumas empresas multinacionais americanas aqui no Brasil têm o "controller" como aquele que vai fazer a conversão do balanço em moeda estrangeira, ou como aquele que vai fazer o comparativo do orçamento anual (Budget) do previsto com o realizado, com alguns comentários. Esse trabalho os assistentes de controladoria fazem muito bem.
O perfil real do "controller" nunca mudou, além do conhecimento contábil, ele tem a visão econômica, financeira e estratégica da empresa. É ele que junto com os estrategistas da empresa planeja e coordena as estratégias a serem traçadas, pois ele sabe através dos resultados realizados qual será a tendência dos resultados futuros. Ele tem também a lucratividade de cada produto e a margem de contribuição dos mesmos, conhece quais são as despesas fixas, o que lhe permite calcular o ponto de equilíbrio da empresa (Break-Even-Point), sabendo quanto ela precisa faturar para pagar os seus gastos fixos.
Partindo desse ponto, ele desenvolve: • Na área de compras ele tem o controle e a visão dos estoques e o que poderá ocorrer se continuar a comprar abaixo ou acima do limite; • Na área produtiva e conhece a capacidade de produção e a ociosidade, podendo sugerir mudanças para não se desperdiçar dinheiro e tempo; • Na área comercial ele sabe quais os produtos que estão sendo vendidos com preço abaixo ou acima do mínimo desejável, como também quais as quantidades necessárias para atingir os objetivos da empresa; • Na área de recursos humanos ele sabe se os salários e os benéficos estão adequados com os objetivos traçados; • Na área tributária direta ele está atualizado com o regime de apuração e cálculo do Imposto de Renda, da Contribuição Social Sobre o Lucro, como também do Pis e Cofins sobre o faturamento; • Na área tributária indireta ele conhece todos os impostos