Administração
ECONOMETRIA
Regressão Linear Simples
Regressão Potencial; Exponencial;
Hiperbólica
Regressão Linear Múltipla
CONCEITO DE ECONOMETRIA
1.- CONCEITO
Econometria é o ramo do conhecimento humano que aplica a Matemática e a Estatística à
Teoria Econômica, objetivando dar-lhe conteúdo empírico.
Ela surgiu da seguinte forma: no início, a Teoria Econômica não tinha muitas preocupações com a parte empírica, mas sim, com a construção de uma arcabouço teórico, ou seja; a partir das hipóteses que ela estabelecia, procurava tirar proposições que deveriam explicar o comportamento dos agentes econômicos, sem preocupações com a parte empírica.
Mas, duas coisas os teóricos não sabiam:
a) quantificar numericamente os parâmetros dos modelos gerados pelas proposições da
Teoria Econômica;
b) não podiam colocar à prova essas proposições, isto é, não podiam confrontar a sua teoria com a realidade.
Foi justamente para cobrir esses dois aspectos, que surgiu a Econometria.
Exemplos: A Teoria Econômica que a demanda de importações depende do nível de produção interna e da taxa de câmbio. Além disso, dá o sentido do efeito: dado um aumento na taxa de câmbio (uma desvalorização cambial), as importações deveriam diminuir (afinal, os produtos estrangeiros tornaram-se mais caros): e, dado um aumento na produção interna, as importações deveriam aumentar (particularmente os de bens de capital e matérias-primas, para suprir o aumento da produção interna).
Mas a teoria econômica não dá a magnitude do efeito, isto é, se a produção aumenta 5 bilhões; e de quanto deve aumentar as importações, por exemplo. Isso é feito pela Econometria.
Dessa forma a Econometria surgiu com o objetivo de dar conteúdo empírico à Teoria Econômica, isto é, dar resposta quantitativa às perguntas que os economistas não poderiam dar apenas com a Teoria Econômica.
2.- CAMPOS
O Estudo da Econometria divide-se em dois grandes campos:
a) Modelos de