Administração
Teorias Administrativas
Coari-Am
2013
Carlissom Costa Lopes
Synndel Mayra de S. Gomes
Trabalho pesquisado e elaborado, para onbtenão de nota na disciplina de, Fundamentos de Administração, sob orientação da profª: Marinelza.
Coari-Am
2013
Teoria do auto-cuidado – Dorotheia E. Orem
A teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. Baseia-se na premissa que os pacientes podem cuidar de si próprios. Primariamente usada em reabilitação e cuidados primários, onde o paciente é encorajado a ser independente o máximo possível. O modelo de Orem é baseado em que todos os pacientes desejam cuidar de si próprios.
Requisitos de auto-cuidado
Requisitos de auto-cuidados são grupos de necessidades que Orem identificou. São classificados como:
* Requisitos Universais - aqueles que todos têm * Requisitos de desenvolvimento de autocuidado - aqueles que são relacionados com o desenvolvimento individual. * Requisitos de desvio de saúde - aqueles resultantes de condições dos pacientes * Déficits de autocuidado Quando um indivíduo é incapaz de cumprir seus requisitos de autocuidado, um déficit ocorre. É o trabalho do Enfermeiro determinar esses déficits, e definir as modalidades de suporte.
A teoria do autocuidado ,engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar. Aatividade de autocuidado, constitui uma habilidade para engajar-se em autocuidado. A exigência terapêutica de autocuidado, constitui a totalidade de ações de autocuidado, através do uso de métodos válidos e conjuntos relacionados de operações e ações.
Para OREM (1980), o autocuidado é a prática de atividades que o indivíduo inicia e executa em seu próprio benefício, na manutenção da vida, da saúde e do bem estar. Tem como propósito, as ações, que, seguindo