administração
Projetos de Sustentabilidade da Natura A empresa, fundada em 1969, é umas das maiores marcas de cosméticos existentes no Brasil e na América Latina. A sua relação com o meio ambiente se dá desde o início de sua história, quando começou a desenvolver seus produtos com matérias primas vindas da flora nacional. No princípio a empresa se chamava: Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda. Mas essa produção com ingredientes oriundos da natureza fez com que o nome adotado, poucos meses após sua inauguração, fosse Natura.
Ao longo dos anos a empresa tem desenvolvido algumas atividades relacionadas ao meio ambiente. Em seu site, a Natura disponibiliza uma linha do tempo com as ações sustentáveis realizadas ano após ano, desde a sua inauguração. Separamos algumas delas para apresentar a trajetória da empresa.
1. Em 1974 a empresa inovou ao usar ingredientes naturais na composição de seus produtos . Ao contrário das outras empresas que utilizam compostos químicos para as suas linhas.
2. Lançou em 1995 o programa Crer para Ver, em parceria com a Abrinq.
3. Inovou ao fazer negócios sustentáveis e estabelecer a primeira parceria com comunidades tradicionais na Amazônia em 1999. A Comunidade do Médio Juruá foi a escolhida para fornecer andiroba para a linha de produção da empresa.
4. Em 2002 foi criada a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). A avaliação auxilia na substituição de sacolas plásticas por de papel reciclado. Também em 2002, deu início a vegetalização de seus sabonetes.
5. Em 2004 recebeu a certificação ISO 14001 . A norma internacional é utilizada para garantir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo.
6. Em 2005 foi lançado o Movimento Natura e criada a Diretoria de Sustentabilidade. No mesmo ano a empresa tornou-se a primeira do setor a obter autorização do Ministério do Meio Ambiente para ter acesso ao patrimônio genético da biodiversidade.
7. Encerrou os testes com animais