Administração
Podemos conceituar oferta como a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo.
Da mesma maneira que a demanda, a oferta da empresa depende de vários fatores, dentre eles o preço do bem ou serviço. Na análise da oferta também é admitida a condição,” Ceteris Paribus”, (tudo mais constante), para verificar o comportamento de uma variável isoladamente sobre as decisões da empresa. Quando estudamos o comportamento do consumidor diante de diferentes preços: a renda do consumidor, a qualidade do produto, a utilidade do produto. Desta maneira teremos a realidade da quantidade da demanda diante de desiguais preços, conjuntas essas 02 (duas), leis de comercio econômico são pilares do livre mercado. Todos os produtos ofertados, sem exceção obedecem a flutuação destas leis, cuja a falta de estudo pode ser fatal para o negócio. Ter noção do comportamento dos preços demanda de produtos que tem similares no mercado, ao se aumentar um determinado produto há uma imediata alteração nas vendas da concorrência.
PREÇO
%+ X
PRODUTO
Coca Cola
DEMANDA
%+Y
PRODUTO
Pepsi Cola
Como podemos observar na tabela, o aumento de preço na Coca Cola reduz a sua demanda, enquanto a demanda da Pepsi Cola aumenta. O planilhamento dos custos de produção, impostos diretos e indiretos, e a formação de preços de venda final determinaram as chances do concorrente. As empresas citadas (Coca Cola e Pepsi Cola), buscam o ponto ideal entre preço oferta e demanda, produzir e comercializar de forma a não criar altos estoques de produtos ou ter aumento de demanda e estar com sua produção comprometida.
A visão por parte do consumidor é que quanto mais a concorrência das duas marcas se acirrem será melhor para que os preços se alinhem para um patamar de compra aceitável, gerando um consumo dentro das suas necessidades. Mas a verdade que uma guerra neste sentido determina o