Administração
Backdoor como o próprio nome diz é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela”porta de traz”. Normalmente os backdoor vem embutidos em arquivos recebidos por e-mails ou baixados de rede. Ao executar o arquivo o usuário libera o vírus que abre uma porá da maquina para o autor do programa passe a controlar a maquina de modo completo ou restrito.
Boot Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área e onde se encontra arquivos essenciais aos sistemas. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição impendido inclusive que o usuário no micro.
Hoax* vírus bato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante altamente destrutivo.
Macro tipo de vírus que infecta as macros (código executáveis utilizado em processadores de textos e planilhas de cálculos para automatizar tarefas) de documentos desabilitando funções como salvar, fechar e sair.
Multipartite vírus que infectos registros mestre de inicialização trilhas de boot e arquivos.
Mutante vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado.
Polimórfica variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta dificultar a ação dos antivírus ao mudar sua escrituração interna ou suas técnicas de codificação.
Script vírus programado para executar comandos sem interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB baseado na linguagem de programação e a JS baseada em Javascript . o vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com intenção estranha como vbs,dos,vbs xls ou js.jpg.
Stealth vírus “invisível” que usa uma ou mais técnicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.
Hoaxes são mensagens de e–mail que contem informações incorretas sobre códigos maliciosos ou eventos do sistema. Esses avisos