Porta fidei
2
Porta Fidei oPorta Fidei (porta da fé), At 14, 27, nos coloca na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja sempre aberta para nós. oEstá entrada na Igreja tem inicio com o nosso batismo (cf. Rm 6,4), que nos leva a professar a nossa fé em Deus trino. E conclui-se com a passagem da morte para a vida eterna.
3
Porta Fidei oQual objetivo do ano da fé? oO objetivo principal deste Ano da Fé é que cada cristão “possa redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” aquele da a vida e a dá em plenitude. oVoltar como a samaritana no poço, para ouvir Jesus, beber da fonte, readquirir o gosto de nos alimentar com a Palavra e com o Pão da vida.
4
Porta Fidei oQuando se inicia e quando termina o Ano da Fé? oIniciou em 11 de outubro de 2012, data do 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II e 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. O encerramento, em 24 de Novembro, é dia da Solenidade de Cristo Rei. oNão é a primeira vez que se propõe um ano para renovar a fé, já em 1967 o papa, Paulo VI promulgou um ano da fé, para comemorar o XIX centenário martírio dos apóstolos Pedro e Paulo.
5
Porta Fidei
O que é o Ano da Fé? oÉ um tempo propício para que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é “o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá à vida um novo sentido”. oÉ uma ocasião para renovar e redescobrir a fé, e também para experiênciar essa fé, na sua integridade e em todo o seu esplendor.
6
Porta Fidei o“A igreja prossegue sua peregrinação e nos convida a viver na força do Senhor ressuscitado, de modo a vencer, pela paciência e pela caridade as suas aflições e dificuldades internas e externa (cf LG.8) oNos nossos dias a fé é um dom que se deve redescobrir, cultivar e testemunhar”, para que o Senhor “conceda a