administração
FREDERICK WINSLOW TAYLOR
(Administração Científica - 1911)
No primeiro período de sua obra Taylor voltou-se exclusivamente para a racionalização do trabalho dos operários. No segundo período a definição de Princípios Administrativos aplicáveis a todas as situações da empresa.
A Organização racional do trabalho se fundamenta nas seguintes análises do trabalho operário:
Estudo dos tempos e movimentos
Fragmentação das tarefas especialização do trabalhador
Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Nesta fase a única forma de se obter a colaboração do operário era através de incentivos salariais e prêmios de produção. O salário era a única fonte de motivação.
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) (1903) onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study).
O segundo período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Princípios da Administração Científica (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse segundo período, desenvolveu os seus estudos sobre a Administração geral, a qual denominou Administração Científica, sem deixar contudo sua preocupação