administração
Gestão do Conhecimento
Atividade de Auto Desenvolvimento
Aula Tema 05
Nome: Valeria Martins Viana
RA: 1190356843
CAMPINAS
2014
Administração à Promoção do Conhecimento
Resumo:
A literatura, já consolidada tem demonstrado a importância do conhecimento para as organizações da atualidade.
O conhecimento tem se tornado cada vez mais um fator que diferencia organizações de sucesso. Nesse contexto, a criação de conhecimento é de extrema importância. A criação do conhecimento organizacional e a aprendizagem organizacional são temas correlatos e interdependentes, estudados no âmbito da Gestão do Conhecimento.
Dentre os estudiosos sobre os dois temas, destacam-se Nonaka e Takeuchi, com a Teoria da Criação do Conhecimento organizacional, o modelo SECI e seus desdobramentos, e Crossan, Lane e White com o framework dos 4I’s, referente ao processo de Aprendizagem Organizacional.
Constatada a existência de certas semelhanças e particularidades das referidas estruturas teóricas, e de reduzido número de trabalhos científicos a respeito das relações entre ambos, ficou caracterizada a oportunidade de apresentação de uma análise teórica, com enfoque descritivo e analítico, sobre aspectos e dimensões referidos por Nonaka e Takeuchi, e que podem ser aprofundados em estudos no âmbito da Aprendizagem Organizacional.
O presente estudo sugere dois pontos em que há abordagens não coincidentes entre os autores. O primeiro diz respeito ao nível do indivíduo, em relação à discussão sobre a importância do papel dos indivíduos que ocupam funções de administração e gestão. O segundo tem a ver com o nível intergrupal, pouco abordado e que é uma instância anterior ao nível organizacional, no qual ocorre a institucionalização da aprendizagem e a combinação e a internalização do conhecimento criado. Também são