Administração
A liderança
A Teoria Clássica não se preocupou com a liderança e suas implicações. Os autores clássicos apenas se referiram super vil vila mente a liderança pois ela não chegou a construir um assunto de interesse. A Teoria das Relações Humanas contatou a influência de liderança sobre o comportamento das pessoas. Enquanto a Teoria Clássica enfatizava a autoridade formal - considerando apenas a chefia nos níveis hierárquicos superiores sobre os níveis inferiores nos aspectos relacionados com as atividades do cargo - a Experiência de Hawthorne teve o mérito de demonstrar a existência de líderes informais que encarnavam as normas e expectativas do grupo e mantinham as normas e expectativas do grupo e mantinham controle sobre o comportamento do grupo, ajundando os operários a atuarem como um grupo social coeso e integrado.
Conceito de liderança
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana a saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. Para os humanistas, a liderança pode ser visualizada sob diversos ângulos, a saber:
1. Liderança como um fenômeno de influência interpessoal. Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. A liderança ocorre como um fenômeno social e exclusivamente nos grupos sociais. Ela é decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social. Nada tem a ver com os traços pessoais de personalidade de líder. A influência significa numa