a construcao das ilhas de dubai - gestao de projetos
A gestão de projetos e as ilhas artificiais de Dubai
A construção das ilhas de Dubai
Um dos projetos de engenharia mais audaciosos se encontra no Golfo Pérsico, são as Palm Islands, ilhas artificiais que se encontram em Dubai e são consideradas os maiores projetos em todo mundo. A primeira construída foi a Palm Jumeirah, iniciada em 2001 e que começou a funcionar por completo em 2009, que se extende por mais de 5 quilômetros da costa. Ela é tão grande que pode ser vista do espaço e sua construção foi considerada um grande desafio.
A grande parte das grandes construções existentes no nosso planeta é feita de concreto e aço, entretanto a Palm Jumeirah foi construída apenas com materiais naturais – pedras e areia – pois ela deveria está em harmonia com a região. A quantidade de material utilizada na construção seria suficiente para construir um muro de 2,5 metros de altura ao redor do planeta. Dubai, que se encontra nos Emirados Árabes Unidos, é um reino construído com a força da riqueza do petróleo. Buscando fontes de renda alternativa para o futuro, os líderes locais decidiram transformar o local no destino turístico mais luxuoso do mundo. Todavia, o maior problema era a extensão de sua costa, que não fornecia espaço suficiente para cumprir o objetivo, surgiu à idéia da criação da ilha, cujo formato foi pensado para reforçar a idéia de um cenário paradisíaco. Ela aumenta a extensão da costa do país em 56 quilômetros.
Para concretizar essa idéia, foram contratados engenheiros holandeses, pois a Holanda é especialista em controlar o mar, aumentando, através de suas técnicas, sua área terrestre em 35%. Inicialmente, eles precisaram comprovar que a realização da obra seria possível e se ela ficaria no lugar. Foi elaborado um quebra-mar em torno da ilha. Para calcular suas dimensões, foram utilizadas variáveis como a força das tempestades que atingem a região e o efeito do aquecimento global no nível dos oceanos. Os estudos na região