administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Analice Conceição
Marta Macedo
Paula Rocha
LEI SARBANES - OXLEY
Salvador
2014
UNIVERSIDADE JORGE AMADO - UNIJORGE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LEI SARBANES-OXLEY
No mundo administrativo, a transparência nas relações entre executivos, investidores e sociedade ganha cada vez mais importância. Uma gestão financeira competente seguida de um rigoroso controle nos processos e relatórios elaborados periodicamente, aliados a um código de ética e um programa de responsabilidade social, assegura atualmente a qualquer empresa um grau de confiabilidade muito alto, a seus investidores.
Esses pré-requisitos que praticamente garantem o sucesso de uma organização ganharam maior importância no mundo corporativo, principalmente após a implantação da Lei Sarbanes-Oxley, que obriga todas as empresas norte-americanas e as estrangeiras com atividades nesse país a seguir algumas regras impostas pelo governo local.
A Lei Sarbanes-Oxley, basicamente determina que dentro de sua administração, a empresa garanta controle em seus processos, transparência em suas relações de mercado e evidencie em auditoria através de amostragem aleatória que seus processos estão sendo executados conforme planejado anteriormente.
Através de uma política de governança corporativa eficaz, uma organização tentará transformar a insegurança que um mercado de renda variável provoca em seus investidores, em um ambiente mais chamativo para captar recursos e prosperar em seus negócios.
Palavras-chave: Governança Corporativa, Controle, Capital Aberto.
1. INTRODUÇÃO
Ao término do ano de 2001, empresas grandiosas como a Enron e Arthur Andersen, surpreenderam o mundo com a notícia de que seus lucros fabulosos anunciados nos últimos anos eram frutos de fraude, uma armação contábil que abalou a economia norte-americana.
Preocupações com