Obra
Autor: Joaquim Manuel de Macedo.
Título da obra: A Luneta Mágica.
Editora: Ática.
Edição: Quarta edição.
Ano: 1977.
Lugar de publicação: Rio de Janeiro.
Dados biográficos do autor: Nasceu em Itaboraí em 24 de junho de 1820, além de escritor foi médico, jornalista, professor e fundou o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a revista Guanabara. Entre seus maiores sucessos estão A Moreninha, O Rio do Quarto e A Luneta Mágica. Morreu no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1882 em decorrência de problemas mentais.
Os Personagens
Mais importantes: Simplício, Américo, Domingas, Anica, Reis e Armênio.
Caracterização do personagem preferido: Simplício é míope, curioso e bondoso.
Traços físicos e psicológicos do personagem central: Simplício é um garoto míope e facilmente manipulável, pois como ele mesmo diz, sofre de miopia moral, sempre refém das ideias dos outros.
O Enredo O enredo apresenta início, meio e fim bem definidos, como a apresentação dos problemas do personagem e a busca pela cura através das lunetas. O clímax se dá quando ele assiste um funeral e decide que a morte é o único modo dele se ver livre de tudo o que o atormenta, ele sobe a ladeira do Corcovado e quando vai cometer suicídio é salvo pelo Armênio e por Reis. O desfecho ocorre quando Simplício tem uma longa conversa com o Armênio e ganha a luneta do bom senso.
O Ambiente
O ambiente predominante da história é o social, mais precisamente sua casa e a oficina do Armênio. “...E não é só ele; a prima Anica já sonhou três vezes com mudança de gabinete, e com correios e ordenanças à porta de nossa casa.” (Pág. 4).
O Tempo
A ação dos personagens se dá a partir do tempo cronológico. “...Aos dezoito anos de idade comecei a compreender todas as proporções da minha desgraça dupla: chorei, lastimei-me, pedi médicos para os meus olhos, e mestres para minha inteligência...” (Pág. 4).
O Foco Narrativo A história é narrada em 1ª pessoa.