Administração
Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas. Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração de Taylor e Fayol.
Taylor
Iniciou como operário e depois passou como engenheiro, seu foco maior dentro das empresas era área industrial sendo a produção, olhando todos os funcionários por seus respectivos cargos e funções e modos de trabalhar como tempo e produtividade, suas divisões em diferentes etapas e atividades. Taylor em 1883 se forma engenharia mecânica seus princípios eram pagar melhor salários tendo baixos custos de produção e assim podendo atender as exigência de funcionários e em troca tendo grande produtividade e pode assim aplicar melhores maneiras de organizar as tarefas e executar, com isso Taylor tinha que ter funcionários bem treinados para que tenha em seu sistema de produção igual para todos, tendo também um ambiente saudável e favorável para se trabalhar e obter grandes resultados, com esses grandes resultados Taylor fazia da melhor maneira o crescimento na área e a evolução de seu trabalho na produção.
Henry FayolTem como objetivo em suas teorias organizar e dividir áreas, uma organização Formal. Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais. Como exemplo pode ser usada qualquer empresa que possuem hierarquia em sua organização. Fayol leva como todo há administração geral, ou seja, ele foca nas áreas de economia, negócio, estrutura da empresa, suas missão em uma visão geral, ele foi considerado o pensador da gestão sendo responsável as divisões de funções dentro das empresas e a separação de departamentos. Seus princípios em planejar dentro das empresas procuravam da melhor forma alcançar as metas e