Administração
Para começar o debate temos que saber o que significa Recurso Material e Patrimonial.
Material: são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações, na elaboração do seu produto final ou na consecução do seu objetivo social. Exemplos: Estoque, materiais auxiliares e matéria-prima.
Patrimoniais: são os principais elementos para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços para atender a demanda. Exemplo: Prédios ou instalação, terrenos, maquinas e equipamentos.
A logística envolve um conjunto de atividades que se preocupam com o fluxo material, desde o ponto de fornecimento até chegar ao consumidor final. As organizações podem gerenciar adequadamente este fluxo, para assim obter melhoria na qualidade dos serviços ao cliente e reduções de custo.
O objetivo da logística é estudar como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de dados fidedignos para se estabelecer quais são as funções da logística e da administração de materiais e, de que maneira podem ser utilizadas para proporcionar vantagem competitiva.
Dentro deste contexto a empresa deve adotar soluções que possam fazer a diferença no mercado e a logística e a administração de materiais neste aspecto, apresentam-se como importantes ferramentas. Através de uma gama de recursos flexíveis ela permite a minimização de custos e possibilita a disponibilização de serviços com níveis de qualidade elevados, possibilitando à empresa definir diferenciais positivos para alcançar vantagem competitiva no mercado.
ETAPA 01
Os Principais Recursos Materiais e Patrimoniais
Uma empresa precisa ter definições, visão sistemática e classificação dos materiais. Para isso deve ter seus