Administração
Estatística é um conjunto de métodos usados para analisar dados e tem como objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
A estatística já era utilizada desde a antiguidade na contagem populacional para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas, entre outros. Após a idade média os governantes na Europa Ocidental armazenavam informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII viram a necessidade de coletar informações estatísticas referente a variáveis econômicas. Atualmente com a expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas têm sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos. A maioria das informações divulgadas pelos meios de comunicação provém de pesquisas e estudos estatísticos, tais como, os índices de inflação, emprego desemprego, etc.
Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística, essa formação básica permite ao estatístico utilizar técnicas para:
✓ Efetuar levantamentos e análises de informações;
Área de Recursos Humanos – São realizadas pesquisas entre o conhecimento e habilidades dos empregados, salários, necessidades de treinamentos e suas avaliações, planos de previdência, etc.
Universidades e Instituições de Pesquisas - O estatístico pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos. Pode, ainda, assessorar pesquisadores de outras áreas, dando lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas dentro da variabilidade intrínseca de cada problema, auxiliando-os na escolha da metodologia científica a ser adotada, no planejamento da pesquisa, na escolha qualificada dos dados, na