administração
Marco Aurélio Kaulfuss
NÚCLEO GERAL – PARTE COMUM AOS DIVERSOS CURSOS
1 Bases ambientais e biológicas do comportamento:
1.1 Bases Biológicas
Pode-se compreender o comportamento como o produto do funcionamento de três mecanismos fisiológicos, a cada qual corresponde uma estrutura orgânica básica. São eles: o mecanismo receptor, o mecanismo efetor e o mecanismo conector.
1.1.2 Mecanismo receptor
Refere-se aos órgãos dos sentidos subdivididos da seguinte forma:
-sentidos químicos – paladar e olfato;
-sentidos de posição – cinestésico e vestibular;
-sentidos cutâneos – contato, pressão, calor, frio e dor;
-audição;
-visão. O funcionamento dos sentidos está ligado aos receptores, que consistem em estruturas especializadas que reagem a tipos diferentes de energia. Os sentidos são responsáveis pela detecção, transdução e transmissão de informações. A detecção está vinculada aos receptores, que consistem em uma célula ou grupo de células responsivas a um tipo específico de energia. Por exemplo: em nossos ouvidos temos células que respondem à vibração do ar, em nossos olhos temos células que respondem às ondas eletromagnéticas de luz. A transdução consiste na transformação de uma forma de energia em outra. Nossos órgãos sensoriais convertem a informação em sinais eletroquímicos, que poderão ser utilizados para a comunicação no sistema nervoso. A transmissão consistirá no tráfego da informação através de fibras nervosas até regiões específicas do cérebro. Em síntese, são os sentidos que nos permitem interagir com o mundo que nos rodeia.
1.1.3 Mecanismo efetor
Os estímulos advindos do meio levam o indivíduo a reagir visando ajustar-se. Para este ajustamento o comportamento motor e emocional tem um importante papel. O comportamento observável se dá a partir dos efetores, ou órgãos de resposta, que incluem músculos e glândulas, ativados pelo sistema nervoso. Tais respostas incluem desde os reflexos imediatos