volvo
A melhor empresa para trabalhar no Brasil.
Sumário
1- Introdução
1- Introdução.
A Volvo foi reconhecida pela segunda vez como a melhor empresa para trabalhar no Brasil, segundo pesquisa realizada pelas revistas Você S/A-Exame, da editora Abril. A companhia esteve sempre presente entre as 10 melhores neste levantamento: foi o primeiro lugar em 2008, obteve a segunda posição em 2010, a terceira em 2009 e a quinta em 2007.
O guia, uma referência no setor, registrou que o IFT (Índice de Felicidade no Trabalho) da Volvo foi de 89,4. O IFT é a nota final da pesquisa. O IQAT (Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho), que mede a satisfação dos funcionários com a empresa, foi também muito alto – 87,5. O IQGP (Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas), que avalia as práticas de gestão de pessoas das empresas, foi de 90,7.
A Volvo do Brasil foi uma das organizações pioneiras no uso do conceito de competências como parâmetro para decisões em remuneração, utilizando-o, desde 1999, para todo o contingente de profissionais. Desde o início, o conceito de competências foi aplicado com o objetivo de oferecer referências que subsidiassem as decisões de lideranças da empresa quanto à gestão de pessoas nos diversos processos de recursos humanos, ou seja, os resultados esperados não se resumiam à dimensão da remuneração, pretendendo-se subsidiar os gestores nas diversas decisões sobre pessoas.
No entanto, segundo entrevistas com os gestores de RH da Volvo, o trabalho de concepção e estruturação do modelo em 1999 foi conduzido principalmente pela área de remuneração e, dessa forma, foi visto pela organização como tendo no aspecto recompensas seu principal propósito. O sistema adotado na ocasião seguiu abordagem em voga na época, ou seja, entendia as competências como uma extensão do conceito de habilidades, só que orientado para o público de nível superior. Alinhava-se a uma