administração
Hábito #1: Poupe automaticamente
Esta deve ser sua prioridade, especialmente se você ainda não tem um sólido fundo de emergência. Você deve poupar – pelo menos – 6 vezes o valor das suas despesas mensais. Se seu gasto médio mensal é de R$ 2.500, você deve guardar R$ 15 mil.
Faça desse objetivo a primeira “conta” a ser paga sempre que você receber seu salário. É possível até programar essa transferência automaticamente.
Nem pense sobre essa transação. Apenas se assegure que ela ocorreu, todos os meses e no dia que você recebeu seu pagamento.
Hábito #2: Controle os gastos por impulso
Certamente o maior problema para todos nós (pelo menos para a maioria).
O consumo por impulso (comer fora, compras no shopping ou compras online) é o maior ladrão de nossas finanças. Grande parte dos orçamentos é quebrado por ele, além de ser uma receita “certeira” para entrar em apuros financeiros.
O sétimo hábito apresenta um sistema que pode ser muito útil para controlar seu impulso.
Hábito #3: Analise seus gastos
Se você nunca registrou seus gastos e montou um orçamento, já passou da hora de fazê-lo.
Durante um mês, tome nota (num caderno ou planilha financeira) de absolutamente todos os seus gastos. Todos mesmo.
Então avalie como você está gastando seu dinheiro e observe o que pode ser cortado ou, pelo menos, reduzido. Decida se cada gasto é absolutamente necessário, e então elimine o que for supérfluo.
Você se surpreenderá com quanto gasta em coisas que podem ser facilmente cortadas.
Hábito #4: Invista no seu futuro
Se você é jovem, provavelmente não pensa muito sobre a aposentadoria. Mas é importante. Mesmo que você pense que pode planejar depois, faça isso agora.
O crescimento de seus investimentos ao longo do tempo será impressionante se você começar o mais cedo possível. Para um exemplo prático, recomendo a leitura do artigo sobre juros compostos.
Se você trabalha numa empresa que oferece