hhsshhs
1943 palavras
8 páginas
A casa dos loucosQuestionário
Parte superior do formulário
Observação: É recomendável salvar a resposta ao responder cada pergunta.
Pergunta 1 (1 ponto) No fundo da prática científica existe um discurso que diz: "nem tudo é verdadeiro; mas em todo lugar e a todo momento existe uma verdade a ser dita e a ser vista, uma verdade talvez adormecida, mas que no entanto está somente à espera de nosso olhar para aparecer, à espera de nossa mão para ser desvelada. A nós cabe achar a boa perspectiva, o ângulo correto, os instrumentos necessários, pois de qualquer maneira ela está presente aqui e em todo lugar". Mas achamos também, e de forma tão profundamente arraigada na nossa civilização, esta ideia que repugna à ciência e à filosofia: que a verdade, como o relâmpago, não nos espera onde temos a paciência de emboscá−la e a habilidade de surpreendê−la, mas que tem instantes propícios, lugares privilegiados, não só para sair da sombra como para realmente se produzir. Marque a opção correta:
A verdade como produção da ciência mostra simplesmente, que não devemos nos preocupar com a ciência e muito menos com a filosofia.
A filosofia é um conhecimento verdadeiro, porquanto ele não é inventado pelo filósofo, ao passo que a ciência é um conhecimento, cuja verdade é inventada.
A verdade da ciência é diferente da verdade da filosofia, pois uma faz experiências a outra não.
A prática científica afirma, que nem tudo é verdadeiro, pois a verdade pode estar em todos os lugares.
O discurso científico admite, que a verdade não existe, por isso é preciso inventá-la.
Pergunta 2 (1 ponto) Identifique a veracidade ou falsidade das proposições:
I. Se existe uma geografia da verdade, esta é a dos espaços onde reside, e não simplesmente a dos lugares onde nos colocamos para melhor observá−la.
II. Sua cronologia [da geografia da verdade] é a das separações que lhe permitem se produzir como um acontecimento, e não a dos momentos que devem ser aproveitados para