Administração
NOME QUÍMICO COMUM OU NOME GENÉRICO: Álcool etílico hidratado
SINÔNIMO: Etanol, Hidróxi-Etano, Álcool Etílico Hidratado, Álcool Etílico 92,8 °INPM.
SUBSTÂNCIA CONCENTRAÇÃO Nº CAS
ÁLCOOL ETÍLICO 94º a 96º GL 64-17-5
3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
PERIGOS MAIS IMPORTANTES: Inflama-se facilmente se exposto a faíscas, calor ou chamas. Reage com substâncias oxidantes liberando grande quantidade de calor.
EFEITOS DO PRODUTO EFEITOS ADVERSOS À SAÚDE HUMANA: Irritante para os olhos e para a pele. Por inalação excessiva de vapores ou ingestão,pode causar vômito, sudorese, excitação nervosa ou depressão, visão dupla, falta de coordenação, coma, podendo levar à morte.
EFEITOS AMBIENTAIS: O escoamento para a rede de esgoto pode criar riscos de fogo ou explosão.
PERIGOS FÍSICOS E QUÍMICOS: Produto inflamável, combustível. Pode inflamar-se com o calor, fagulhas ou chamas. Os recipientes podem explodir com o calor ou fogo. Há risco de explosão do vapor em ambientes fechados ou abertos em rede de esgotos.
PERIGOS ESPECÍFICOS: Produto inflamável, combustível.
PRINCIPAIS SINTOMAS: Irritação da pele o dos olhos, náusea, vômitos, falta de coordenação, excitação nervosa e depressão.
CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTO QUÍMICO: Líquido inflamável.
VISÃO GERAL DE EMERGÊNCIAS:
S2: manter fora do alcance das crianças
S7: manter o recipiente bem fechado
S16: manter afastado de qualquer chama ou fonte de faísca Não fumar.
4. MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS
MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS
INALAÇÃO: Remova a vítima da área contaminada, mantendo-a deitada, quieta e aquecida. Manter as vias respiratórias livres,removendo dentes postiços (chapa), se tiver. Ministrar respiração artificial, se necessário. Administrar oxigênio e manobras de ressuscitação se necessário. Avaliar a necessidade de encaminhar ao médico.
CONTATO COM A PELE: Remover roupas contaminadas. Não apalpar nem friccionar as partes atingidas. Lavar com água corrente abundante por 15 minutos (mínimo).