Administração
SECRETARIA DE SAÚDE DE APARECIDA- SP
1. Introdução
Neste estudo buscou-se conhecer mais profundamente aspectos de cultura organizacional de determinado setor da área pública. A empresa escolhida foi o departamento de combate a dengue da cidade de Aparecida.
A partir do resultado da pesquisa quantitativa, foram analisadas as características da cultura organizacional que predominam no setor, tais como, satisfação com o cargo, salário e função realizada, motivação, incentivo à cooperação entre os colaboradores, liberdade de comunicação e expressão com o líder, gestor respeitado e visto como exemplo.
2. Objetivo
O presente artigo tem como objetivo desvendar a cultura organizacional da empresa
pública estabelecida, apontando sua influência no comportamento dos membros da equipe, bem como a relação líder X liderado de acordo com a cultura vigente.
3. Metodologia
Aplicou-se um questionário em 11 colaboradores do setor estudado relacionado a cultura organizacional. A pesquisa possui o tipo de raciocínio indutivo e pesquisa aplicada, e quanto à natureza, obteve-se uma forma de abordagem quantitativa, com pesquisa descritiva, quanto aos objetivos; pesquisa de campo, quanto aos procedimentos técnicos e pesquisas bibliográficas quando aos conceitos desenvolvidos.
4. Conceito de empresa pública
Administração Pública é formada por um conjunto de órgãos e entidades, constituídos e regidos pelo poder público para o bem comum.
Para o ministério da fazenda empresa pública é: “Entidade empresarial, com personalidade de jurídica de direitos privado e participação única do poder público no seu capital e direção, na forma da lei, sendo de propriedade única do estado. É a pessoa jurídica de direito privado, sem privilégios estatais, salvo as prerrogativas que a lei especificar em cada caso particular, para a realização das atividades desejadas pelo poder público”. (Ministério da