administração
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins. Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos. A escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais. As demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços. È uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador.
Desde seu surgimento, a contabilidade desempenha grande influência sobre as decisões dos donos de patrimônios. Porem sua relevância não era reconhecido pelos usuários da informação contábil. Com a evolução da economia, o ambiente empresarial se tornou mais competitivo. A partir de então, percebeu-se que era preciso um diferencial para que a empresa se destacasse perante as outras, foi então que se começou a utilizar a contabilidade voltada para fins gerenciais.
A história da contabilidade
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Ha indícios que ela tenha surgido há mais de 3.000 anos antes de cristo pelos povos primitivos. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade de proteção à posse e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar seus objetivos. Os primeiros registros rudimentares foram encontrados na mesopotâmia e os