antropologia
Temos o costume, em nossa cultura, de achar que tudo deve ter um porquê, uma finalidade. Para dar alguma utilidade à Filosofia, muitos consideram que, de fato, a Filosofia não serviria para nada, se “servir” fosse entendido como a possibilidade de fazer usos técnicos dos produtos filosóficos ou dar-lhes utilidade econômica, obtendo lucros com eles; consideram também que a Filosofia nada teria a ver com a ciência e a técnica. . A Filosofia seria a arte do bem viver. Estudando as paixões e os vícios humanos, a liberdade e a vontade, analisando a capacidade de nossa razão para impor limites aos nossos desejos e paixões, ensinando-nos a viver de modo honesto e justo na companhia dos outros seres humanos, a Filosofia teria como finalidade ensinar-nos a virtude, que é o princípio do bem-viver.
2- Ao dizer essa frase, Kant se referia a forma de filosofar por conta própria. Um pensamento sobre o mundo, sobre experiências vividas no mesmo e como aprendemos com essas experiências. Devemos nos aprofundar na filosofia e modo de pensar de filósofos profissionais, para aprofundarmos nosso conhecimento e assim pensarmos melhor, com mais clareza.
3- Por vivermos em uma sociedade capitalista, consideramos útil tudo aquilo que tenha um valor financeiro, que traga prestígios e glórias, e neste ponto de vista a Filosofia se torna inteiramente inúltil, já que, não agrega nenhum poder financeiro. Porém a utilidade da Filosofia ultrapassa as barreiras da visão capitalista e nos mostra que os valores estão inteiramente invertidos nos dias de hoje, a utilidade da Filosofia pode