Administração
Este trabalho tem por objetivo apresentar os principais conceitos referentes à administração estratégica. No mercado, também pode ser encontrado o termo gestão estratégica. A estrutura da administração estratégica é baseada no processo estratégico apresentada como a estratégia é concebida e expandida por todas as áreas, níveis e processos da organização, operacionalizada implantada e controlada e aprendida verificado seu alcance e aprimorada. A base é essa e as organizações “montam” ou deveriam “montar” seus modelos a partir desses elementos.
A formulação da estratégia é bastante fascinante e permite a aplicação das diversas escolas do Pensamento Estratégico.
1. EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO & ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.
A utilização da palavra estratégia no mundo empresarial, antes de meados do século XX era rara, estando presente, normalmente, em situações de confronto e competição, fazendo analogia ao contexto militar e político.
Para Vizeu e Gonçalves (2010), a incorporação da palavra estratégia ao universo da gestão empresarial ocorreu como força de metáfora, compreendendo-se a prática gerencial como algo similar à prática militar. Além disso, o contexto econômico norte-americano, do final do século XIX, caracterizado pela expansão acelerada das grandes empresas ferroviárias e empresas de manufatura, foi o cenário que fez surgir à necessidade do pensamento estratégico de forma explícita e articulada pelos gerentes de alto nível dessas organizações empresariais. Um exemplo clássico, segundo Balestrin (2004), relacionado à introdução da visão estratégica no cenário mundial é o do executivo do General Motors (GM), Alfred Sloan Jr., que, entre 1923 e 1946, desenvolveu uma estratégia baseada em forças e fraquezas de sua maior rival, a Ford.
Pode-se dizer que a partir da análise e decisão estratégica de Sloan Jr, a GM criou dois conceitos inovadores, o de “carro do ano” e o de