Administração
ADMINISTRAÇÃO DE VALORES A RECEBER
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
PROFESSOR SÉRGIO SOLDERA
SÃO LEOPOLDO
2014
Como definir uma política de crédito para uma empresa
Padrões de Crédito
Os padrões de crédito da empresa definem os critérios mínimos para a concessão de crédito a um cliente. Certas questões, como classificações de crédito, referências de crédito, períodos médios de pagamento e determinados índices econômico-financeiros fornecem uma base quantitativa para o estabelecimento e imposição dos padrões de crédito. Deve haver uma preocupação com a qualidade restritiva ou não restritiva dos padrões de crédito de uma empresa. O conhecimento das variáveis-chaves que precisam ser consideradas, quando uma empresa está pensando em afrouxar ou arrochar seus padrões de crédito, deve ser considerado nesse tipo de decisão.
As variáveis-chaves mais importantes a serem consideradas ao se avaliarem as alterações propostas nos padrões de crédito são as duplicatas a receber – clientes - e o volume de vendas. Quanto mais duplicatas a receber houver em média, maior será o custo de mantê-las. Se a empresa afrouxar seus padrões de crédito, o nível médio de duplicatas a receber deve crescer contrário ocorrerá se houver um arrocho nos padrões de crédito. Assim, pode-se esperar que afrouxar os padrões de crédito acarrete maiores custos de manutenção das duplicatas a receber e arrochar os padrões de crédito resulta em menor volume de duplicatas a receber, criando problemas no fluxo de caixa.
Pode-se esperar que uma mudança nos padrões de crédito afete o volume de vendas. Se os padrões de crédito forem afrouxados, espera-se que haja um aumento no volume das vendas, enquanto se houver um arrocho dos padrões de crédito é possível que reduza o volume das vendas. Portanto, os padrões de crédito devem ser muito analisados, em conjunto entre a área financeira e a área comercial, para