administração
Brasil
A fronteira terrestre representa cerca de 68% de toda a extensão dos limites territoriais brasileiros, colocando o Brasil em contato com dez outras nações sul-americanas. Com exceção do Chile e do Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil:
1. Ao norte: Suriname, Guiana, Venezuela e um território pertencente à França, a Guiana Francesa.
2. A noroeste: Colômbia.
3. A oeste: Peru e Bolívia.
4. A sudoeste: Paraguai e Argentina.
5. Ao sul: Uruguai.
6. Os mais de 15.000 km de fronteiras continentais abrangem terras de três grandes regiões brasileiras, sendo a maior delas a Região Norte, que corresponde a cerca de dois terços de toda essa extensão. Os estados que mais se destacam são o Amazonas e o Acre.
Fonte: http://wap.educacao.uol.com.br/geografia/fronteiras-brasileiras-os-limites-do-nosso-territorio.htm
Relação com Argentina
O Brasil por sua vez vem enfrentando dificuldades de relações com a Argentina, devido as barreiras impostas por ela no setor automobilístico. Essas barreiras acabam também refletindo em toda linha branca ( fogão, geladeiras, etc.) comercializada, devido a livre entrada dos mesmos dentro do país, prejudicando assim o comércio interno argentino.
A Argentina buscou medidas legais junto a OMC para tentar embarreirar ainda mais a entrada dos produtos brasileiros no país, como exigir selo de qualidade. Hoje ainda essas dificuldades estão em negociação para que essas barreiras sejam quebradas visando assim um bom relacionamento do bloco econômico.
Relação com Paraguai
A relação desses dois países são de interesses mútuos, envolve laços históricos, culturais e geográficos. Em 1991 o Tratado de Assunção veio fortalecer os laços políticos, econômicos e diplomáticos. Existem também os pontos baixos, onde podemos observar claramente a entrada de diversos produtos contrabandeados que saem diariamente do país com destinos ao nosso. Dentre eles o que mais tem nos