administração
Após a Revolução Industrial, as empresas começaram a crescer desordenadamente, convivendo com o mau aproveitamento de recursos, jornadas de trabalho longas e desorganizadas causando fadiga nos empregados, que assim, produziam menos.
Foi então, que FREDERICK WINSLOW TAYLOR criou a Teoria da Administração Cientifica , visando inicialmente reduzir os gastos nas empresas, e aumentar a produtividade dos funcionários, incentivando-os com maiores salários com base em seus resultados para à empresa.
Taylor acompanhou por um tempo o trabalho realizado pelos funcionários, que era cansativo, não havia planejamento, muito menos preocupação ¹ergonômica com os funcionários, e com base na sua avaliação, escreveu o livro “Administração de Oficinas” (1903), que caracterizava-se na sua teoria pela ênfase nas tarefas, buscando a máxima eficiência, e garantir o melhor custo benefício aos sistemas produtivos.
O livro trazia também Métodos classificados por ele como “científicos” que estabelecia:
- Procedimentos Padrões para a organização nas empresas, visando produtividade;
- Redução de custos, trazendo assim, a possibilidade de aumento de salários;
- Empregados selecionados para tarefas e instrumentos selecionados;
- Empregados treinados para aperfeiçoarem suas aptidões a assim garantirem a boa produção;
- Cordialidade e cooperação entre a administração e os trabalhadores para garantir um ambiente psicologicamente adequado. Em seu segundo livro, “Princípios da Administração Cientifica” (1911), Taylor trazia como principal ideia a Racionalização do trabalho, acompanhado de estruturação geral, que foi caracterizado como seu Segundo Período. Na época, Taylor assegurava que as indústrias padeciam por três motivos: Vadiagem dos operários, desconhecimento pela gerência da rotina de Trabalho e Falta de uniformidade das Técnicas de trabalho.
Trouxe em seu segundo livro, as seguintes respostas aos problemas por ele encontrados:
- Estudo de