Administração
As empresas vivem em um mundo humano, social, político e econômico em constante mudança. Para melhor compreender o que constitui o ambiente de uma empresa, torna-se necessário dividi-lo em dois seguimentos: ambiente geral, comum a todas as empresas e que as influenciam de maneira genérica, e o ambiente de tarefa que é o ambiente específico e imediato de cada empresa.
Ambiente estável: permite reações padronizadas e rotineiras da empresa, já que seu comportamento é conservador e previsível. A empresa pode utilizar o modelo burocrático de organização, estabelecendo regras e regulamentos de rotinas para as atividades de seus departamentos. É o caso das empresas que tem sempre os mesmos clientes, fornecedores, concorrentes e agências reguladoras e que quase nunca mudam hábitos ou reações. Predomina o conservantismo.
Como exemplo da explicação citada acima tem a empresa WEG que é uma multinacional onde produto principal é o motor elétrico. Seus clientes, fornecedores e concorrentes são além de nacionais também internacionais.
A empresa WEG classifica-se em um ambiente homogêneo, pois permite a diferenciação das atividades e, portanto, uma estrutura organizacional simples, centralizada e com poucos departamentos para lidar com eventos ambientais homogêneos ou uniformes. É o caso de empresa que tem clientes, fornecedores e concorrentes pouco diferentes entre si e que podem ser tratados com certa uniformidade de critérios por parte da empresa.
O planejamento estratégico da empresa WEG que é o programa WEG 2020 tem como objetivo duplicar o sue número de colaboradores e adquirir mais empresas do mesmo segmento, metal mecânico, além de triplicar seu faturamento atual, tudo isso através de divulgações por diversos meios de comunicação, tais como, radio, jornal, internet, TV, etc.
A empresa elaborou