Administração
ANÁLISE A PARTIR DO SAEB 2011
Victor Rodrigues de Oliveira†
Diego Ferreira♦
RESUMO: O artigo teve como objetivo avaliar os efeitos da violência nas escolas sobre o desempenho acadêmico dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no ano de 2011 a partir dos microdados do SAEB. Essa discussão é relevante uma vez que a violência pode induzir alguns tipos de comportamento de agentes educacionais que vão contra os objetivos de melhoria da qualidade do ensino e do aumento da frequência escolar. A partir de um modelo probit estimaram-se os impactos de oito indicadores de violência sobre a proficiência dos alunos, considerando-se uma reclassificação da escala de proficiência. Os resultados indicaram que a violência escolar reduz a probabilidade de os alunos apresentarem um desempenho adequado. As características das escolas, dos professores, dos diretores e as proxies de capital humano e socioeconômico apresentaram os sinais esperados, com exceção da variável rotatividade. Encontraram-se evidências de que as diferenças de sexo minimizam o efeito nocivo da violência, enquanto as diferenças de raça maximizam este efeito. Observou-se também que a experiência do professor reduz a correlação negativa entre violência escolar e proficiência dos alunos.
Palavras-chave: Violência escolar, desempenho estudantil, capital humano.
ABSTRACT: The study aimed to assess the effects of violence in schools on the academic performance of students in the 9th grade of elementary school in 2011 from microdata SAEB. This discussion is relevant since violence can induce some kinds of behavior on educational agents, which go against the goals of improving the quality of education and increase school attendance.
From a probit model estimated the impacts of violence on eight indicators of proficiency of students considering a reclassification of the proficiency scale. The results indicated that school violence